segunda-feira, 21 de maio de 2012

DCE e Representantes dos DA’s realizam reunião com o prefeito Municipal de Cerro Largo Adair Trott


Nesta segunda-feira dia 21 estiveram presentes no gabinete do prefeito municipal de Cerro Largo o Coordenador Administrativo da UFFS Sr. Melchior Mallmann, o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cerro Largo Sr. Carmo Lunkes, a Vereadora Loiva da Cruz e representantes do DCE e DA’s da Universidade Federal da Fronteira Sul para tratar dos seguintes assuntos: Transporte público interno para o município de Cerro Largo e o começo das obras de acesso ao campus definitivo da universidade.
A reunião começou com a apresentação da demanda por parte dos discentes. Sabe-se que a conquista de uma universidade federal para Cerro Largo, traz consigo muito progresso social e econômico para o município, principalmente através do comércio e do ramo imobiliário. Partindo deste princípio a cobrança em cima da administração municipal vem a tona. Como o processo de migração está em andamento apresentou-se a inviabilidade por parte dos discentes para se deslocarem sem transporte e sem acesso adequado até as novas construções.
O prefeito municipal após se fazer conhecedor de todos os problemas que nos acercam, se comprometeu junto com seus secretários e assessores administrativos elaborar o edital de contratação do transporte público até o final do primeiro semestre de 2012 (Julho), para que já em fevereiro de 2013 o serviço já esteja disponível para a comunidade. Destacou-se a importância do mesmo, não só para o transporte, mas também para que haja uma descentralização do ramo imobiliário que está concentrado e limitado apenas no centro de Cerro Largo apresentando preços exorbitantes quando comparados a grandes centros como Porto Alegre e Santa Maria. Ressaltou-se também a importância da meia passagem para estudante que está na legislação nacional vigente. O DCE e os DA’s se comprometeram em colaborar com o fornecimento de dados para a elaboração do edital, como horários, número de alunos e a previsão de rota para o transporte.
Quanto ao acesso destaca-se um trecho do discurso do prefeito municipal “mesmo que eu tivesse vontade de realizar a obra, o município não tem recursos financeiros suficientes”. A partir destas próximas semanas, a UFFS, Adm. Municipal de Cerro Largo juntamente com deputados estaduais e federais estarão trabalhando na conquista de verba para as obras.  

O Diretório Acadêmico da Agronomia (DAGRO) espera pelo cumprimento das ações por parte da Adm. Municipal no prazo estabelecido, pois estamos trabalhando em cima da inviabilidade, necessitando um trabalho rápido e eficaz de ambas as partes.